
Serviço Educativo
Além da oferta de oficinas, temos disponíveis várias formações em componente prática e teórica nas diversas áreas artísticas que a atividade da companhia envolve.As atividades podem ser redirecionadas de acordo com os interesses, objetivos e faixa etária do grupo de participantes.Pensado de acordo com os processos de criação, reposição e programação de espetáculos, o Serviço Educativo SE, da Red pretende ampliar e veicular a interdisciplinaridade do universo do teatro de e com marionetas, formas, objetos, coisas e imagens em movimento. O SE reflete e alia o tradicional e o contemporâneo em articulação com a evolução tecnológica dos media no teatro e nas artes performativas. Programa e convida artistas e pessoas da área de investigação, mas também dispõe de ações educativas para circulação.
Compete ao SE da Red Cloud Teatro de Marionetas, promover tipologias distintas de atividades educativas e formativas, destinadas a crianças, adultos, famílias, escolas e outros grupos específicos, no campo da educação não formal. Seja pela força da curiosidade, ludicidade, experimentação ou conhecimento, quer pela necessidade de investigação e exploração de novos instrumentos técnico-artísticos, todas as motivações que estas encerram em si, são mote para o desenvolvimento da vertente educativa, dinamizando e articulando diferentes níveis de saber. A envolvência e participação do público constituí o nosso objetivo primordial, colaborando assim não só para a sensibilização de novos públicos, mas acima de tudo para o desenvolvimento de uma cultura crítica que estimule a criatividade do individuo, de acordo com o paradigma da aprendizagem ao longo da vida.
Acompanhe todos os eventos no âmbito da Circulação e Reposição dos nossos espetáculos, Serviço Educativo / Mediação e Programação aqui na nossa agenda.
Próximo evento
17.
Julho
Conferência sobre o teatro tradicional de marionetas em Portugal e na Europa | Teatro Aveirense (Salão Nobre)
Conferência sobre o teatro tradicional de marionetas em Portugal e na Europa | Teatro Aveirense (Salão Nobre)
*Evento presencial e com transmissão online para inscritos*
Ação integrada no Festival dos Canais
Data: 17 de julho (quinta-feira)
Local: Salão Nobre do Teatro Aveirense (com transmissão online em direto)
Público: jovens e adultos, entusiastas de teatro/artes performativas tradicionais/contemporâneas, profissionais de teatro, investigadores, estudantes.
Entrada livre / requer reserva em https://forms.gle/oE337V7xTXSVhcKq6
Sobre a conferência:
Conferência realizada no âmbito das ações do Serviço Educativo, que a companhia realiza regularmente e que se articulam com os processos de criação. Esta ação surge integrada no Festival dos Canais, no segundo dia da apresentação do espetáculo “Castelo dos Fantasmas”.
A sessão contará com transmissão em direto online, para inscritos prévios.
Oradores convidados:
– Adolfo Ayuso Roy | Relações entre Portugal e Espanha nas marionetas tradicionais
– Christine Zurbach | Marionetas Tradicionais em Portugal e na Europa
– José Gil | Teatro Dom Roberto
– Luís Zornoza Boy | Tradição e Vanguarda
– Mário Moutinho | Memórias do Teatro Dom Roberto nos anos 80: Mestre Francisco Esteves, Mestre António Dias e a transmissão aprendizagem de João Paulo Seara Cardoso
Notas biográficas dos oradores convidados:
Adolfo Ayuso Roy, Professor e escritor. Estudioso e pesquisador de formas populares de teatro. Sócio fundador da companhia “Títeres de la Tía Elena” (1995) e Diretor artístico de mostras e festivais internacionais de marionetas. Professor colaborador da Escola Municipal de
Teatro de Zaragoza, lecionou também cursos e conferências em diversas universidades e centros de ensino superior dramático.
Christine Zurbach, catedrática na Escola de Artes (Univ. Évora), onde é investigadora no Centro de História da Arte e Investigação Artística, nas áreas das Artes Cénicas: Dramaturgia, História do Teatro, Teatro de Marionetas, Tradução de Teatro e Estudos Teatrais, com publicações
nacionais e internacionais. É Doutorada na Univ. de Évora com a tese Tradução e Prática do Teatro em Portugal de 1975 a 1988.
José Gil, co-diretor da companhia S.A.Marionetas, bonecreiro e Investigador do teatro de marionetas tradicional português, é autor do livro Teatro Dom Roberto – o teatro tradicional itinerante português de marionetas – o saloio de Alcobaça e os novos Palheta, com edição do Museu da Marioneta de Lisboa.
Luís Zornoza Boy, marionetista e escultor. Partilha a criação da peça da Red Cloud Teatro de Marionetas: Castelo dos Fantasmas. Trabalhou com marionetas tradicionais desde 1979 e como diretor de teatro de marionetas em Madrid (Rocambole), Helsínquia (Vihera Omena), Londres (Siesta Teatro), Bélgica (Taptoe) e foi durante 18 anos diretor artístico do Teatro Nacional de Marionetas de Inglaterra.
Mário Moutinho é um actor, produtor e programador cultural português. Participou em mais de 70 peças teatrais. Ficou conhecido do grande público através da criação das personagens Guarda Serôdio na série Os Amigos do Gaspar (RTP 1986) e Marcial Andrade na série Os Andrades (RTP 1994/96). A sua proximidade com as marionetas tradicionais acontece em 1977 no TAI, Teatro Amador de Intervenção, como membro fundador, encenador, autor e coautor e no FAOJ – Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (depois Instituto Português da Juventude) como técnico de animação cultural, entre 1980 e 1989. Acompanhou de perto o Mestre Francisco Esteves e o Mestre António Dias, bonecreiros executantes e assistiu à transmissão do ofício do Mestre António Dias a João Paulo Seara Cardoso (1956-2010), bonecreiro, encenador e ator.
***
Esta ação de serviço educativo decorre no âmbito da nova criação da companhia – “Castelo dos Fantasmas”, uma produção da Red Cloud Teatro de Marionetas, em co-produção com o Festival dos Canais, Teatro Aveirense, Câmara Municipal de Aveiro e Lisboa Cultura/Museu da Marioneta. Com o apoio do Governo de Portugal – Cultura | Direção-Geral das Artes

EVENTOS ANTERIORES
16.
Novembro 2024
Conferência sobre Marionetas | ATLAS Aveiro – presencial e com transmissão online
Conferência sobre Marionetas | ATLAS Aveiro
*Com interpretação em Língua Gestual Portuguesa*
Data/hora: 16 novembro, às 18h30
Local: ATLAS Aveiro, com transmissão online
Público: jovens e adultos, profissionais de teatro, investigadores, estudantes, entusiastas de teatro/artes performativas tradicionais/contemporâneas
Duração: 2h
Sobre a conferência:
Convidamos as professoras e investigadoras Christine Zurbach (Centro de História da Arte e Investigação Artística, da Universidade de Évora) e Catarina Firmo (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa) para refletir sobre o teatro de marionetas, numa sessão de serviço educativo entre o contemporâneo e o tradicional.
Ação integrada no processo criativo da nova criação da Red Cloud Teatro de Marionetas, o espetáculo “BONECOS”.
Resumos das comunicações:
Christine Zurbach: O teatro de marioneta deixou de ser o parente pobre no mundo da arte teatral. Beneficiando das transformações que se verificaram nas artes em geral a partir do século XX, a marioneta surge hoje como um vasto laboratório de criação artística experimental. É o que se pode verificar no caso português em diversas companhias contemporâneas.
Catarina Firmo: Comunicação “Mulheres marionetistas no Mali e no Senegal” – A investigação da presença feminina no teatro de marionetas assume-se como um campo recente e de urgente debate. Pensando nas novas vias do feminismo, vale ainda a pena lembrar que pela sua liberdade e riqueza expressiva, o teatro de marionetas e formas animadas é também um lugar privilegiado para debater os conceitos de identidade e de género, abrindo as possibilidades de representação de corpos expandidos e não normativos. Nesta comunicação proponho lançar o debate a partir de alguns casos de viragem de rumo no Mali e no Senegal, onde as mulheres marionetistas se apropriam e transformam as tradições.
[ Requer inscrição: https://forms.gle/DrtZiX1HWUaUuEpYA ]
***
Uma produção da Red Cloud Teatro de Marionetas com o apoio da Direção-Geral das Artes /Governo de Portugal – Cultura, co-produção com o Teatro Aveirense e Câmara Municipal de Aveiro.

27.
Abril 2024
“sobre o peso e a leveza” | Masterclass com Eduarda Neves
''sobre o peso e a leveza'' | Masterclass com Eduarda Neves
*Evento em formato presencial e com transmissão online – requer inscrição através de formulário
*Com Interpretação Língua Gestual Portuguesa
– Formadora Eduarda Neves
– Data 27 abril 2024, às 16h00
– Local Edifício ATLAS – Biblioteca Municipal de Aveiro
– Classificação etária M/15
– Entrada livre
A partir da noção de “leveza” — tal como nos é apresentada por Italo Calvino no livro “Seis propostas para o próximo milénio” — desenvolveremos uma reflexão articulada entre aquela noção e algumas práticas artísticas contemporâneas que, tomando o arquivo como objecto de investigação, contribuem para questionar as noções de tempo, memória e identidade.
Sobre Eduarda Neves — Licenciada em Filosofia e Doutorada em Estética. Curadora independente. Tem apresentado projetos expositivos em instituições e espaços nacionais e internacionais. A sua atividade de investigação e curadoria articula os domínios da arte, filosofia e política. Integrou as Comissões de Aquisição de Arte Contemporânea para a Coleção do Estado Português (2019-20), para a Coleção Municipal do Porto (2021) e (2023) a Comissão de Apreciação que selecionou a Representação Oficial Portuguesa na 60.ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2024. Integra o Conselho Consultivo do The New Centre for Research & Practice. No âmbito das obras que publicou algumas foram selecionadas para o prémio Pen Club na categoria de Ensaio. BESTIÁRIO MENOR. Tempo e Labirinto na arte contemporânea (Lisboa: Barco Bêbado, 2022), será publicado em versão inglesa (2024) pela &&& Books (The New Centre, Berlin). Colaboradora regular da revista “Contemporânea”. Em 2021 foi a editora convidada do #7 desta publicação, dedicado à fotografia no campo das artes visuais. Atualmente é diretora da ESAP – Escola Superior Artística do Porto, onde leciona arte contemporânea [+ info: https://eduardaneves.pt/ ]
– –
Fazer reserva: https://forms.gle/pE1ghxYy2cHaF4yj9

1. a 5.
Abril 2024
“Poética das Coisas que se Movem em Conta Devagar” | Oficina de animação stop-motion
1 a 5 de Abril, 2024 | Oficina “Poética Das Coisas Que Se Movem em Conta Devagar” (M/12)
Esta atividade, com a duração de 5 dias, integra-se no processo criativo do próximo espetáculo da Red Cloud Teatro de Marionetas, “Conta Devagar”, que irá estrear no final do 1º semestre de 2024.
Informações úteis:
- De 1 a 5 de Abril (2ª a 6ª feira), das 14h30 às 18h30
- Local: Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas
- Classificação etária: M/12
- Lotação: 12 participantes
- Valor: 25€ por participante *Os participantes terão entrada gratuita no espetáculo “Conta Devagar”, no Espaço Red Cloud Teatro de Marionetas*
Sobre a oficina:
No âmbito das ideias e desenvolvimento do espetáculo em criação, durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de construir imagens em movimento em torno dos temas: tempo, espaço e origem, a partir de várias perspectivas. O resultado será posteriormente trabalhado para integrar a componente visual do espetáculo.
A técnica de imagem em movimento a trabalhar é animação stop-motion, cinema de animação quadro a quadro. Serão utilizados objetos, pinturas, formas e vários materiais.
+ info e reservas: contactar prod@redcloudmarionetas.com
FECHAR
25.
Novembro 2023
“Kleist e a vida das marionetas” | Masterclass com João do Vale
''Kleist e a Vida das Marionetas'' | Masterclass com João do Vale
*Evento em formato presencial e com transmissão online
*Com Interpretação Língua Gestual Portuguesa
– M/16
– Formador João do Vale
– Data 25 novembro 2023 às 16h00
– Duração 2h
– Local Edifício ATLAS – Biblioteca Municipal de Aveiro
Convidamos o pintor e escritor João do Vale a partilhar as suas impressões e interpretações sobre o texto “Sobre a vida das marionetas”, de Heinrich von Kleist, numa Masterclass que explora o universo da animação de marionetas tendo como ponto de partida as reflexões do renomado escritor e dramaturgo alemão.
Apresentação:
Esta masterclass pretende fazer-nos mergulhar no mundo da marioneta e da sua vida animada. O estudo em torno da figura de Heinrich von Kleist (1777-1811) dramaturgo alemão, da sua vida e obra e a escolha de um conto em particular “Sobre o teatro de marionetas” faz-nos mergulhar e observar o mundo das marionetas e o modo de as vitalizar: a comunicação de sentimentos, mas mais ainda o modo de os comunicar traduzem-se, no texto de Kleist, numa interpretação quase essencialista da marioneta e do humano (e do humano representado pela marioneta). A partir deste texto, estudaremos o modus operandi de Kleist para nos focarmos nos sentimentos recebidos pela marioneta, que recebe estes sentimentos como se fossem blocos afetivos que estão em movimento. Por isso fala em sentimentos tão abstratos como “graça” e “leveza”, sentimentos que se materializam e desmaterializam na vida da marioneta como afetos que só no movimento da marioneta se deixam perceber. Mas são movimentos ou um único movimento? E como funcionam? Como se montam e desmontam na marioneta? Chegamos aqui a algumas hipóteses em torno da projeção do sentimento do humano na marioneta, como a “miniaturização” como processo percetivo, a dança, como manuseio de blocos afetivos ou o drama em si, como hipótese de representação e improvisação (e de deslocamentos afetivos). Pretendemos assim compreender o mundo da animação da marioneta através do pensamento e sentimento de um dos maiores génios literários alemães.
FECHAR
Pedido de Informações
* Não iremos partilhar as suas informações pessoais com ninguém. Confira a nossa Política de Privacidade para mais informações.